Araçatuba SP Brasil    l    santos-arquitetura@hotmail.com    l    +55 (18) 98127-0301

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Instagram

 Santos Arquitetura  

Buscar
  • Gabriel Inacio

Projeto Arquitetônico

Atualizado: 26 de Jun de 2019


O projeto arquitetônico é o desenvolvimento ou o planejamento de uma obra de arquitetura. Ele pode ser feito por meio de desenhos técnicos, artísticos ou até mesmo de forma escrita. Essa atividade é a principal função do arquiteto.

O projeto deverá ser focado na funcionalidade e na qualidade de vida dos usuários. É preciso ser realizado em diversos tipos de construção, seja ela residencial, comercial ou corporativo.




Este divide-se em etapas, sendo:


Pré-projeto - É o levantamento de todas as informações com o cliente. Uma primeira reunião para saber quais são as reais necessidades do cliente e sua família.


Estudos Preliminares - Esta etapa o arquiteto mostra suas ideias de concepção, como ele pretende dispor os ambientes e como será previamente as fachadas da residencia. Esta etapa ainda é uma reunião para afinar o projeto junto com o cliente, deixando o mesmo de acordo com as necessidades do cliente, definição do partido arquitetônico e previamente os materiais de acabamento pretendido.


Ante-Projeto - Sãos os projetos que vão pra prefeitura e para apresentação ao cliente, com um nível médio de detalhamento, dizendo como será a disposição dos ambientes e informações técnicas que vão servir de base para a prefeitura liberar ou não a documentação necessária para a construção.


Projeto Executivo - Este é o principal deles, servirá de base para os projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural). Temos um post nesse blog sobre o mesmo, não deixe de conferir.


Compatibilização - Nessa etapa o arquiteto reúne todos os projetos complementares e verifica se tudo está de acordo, (se não há nenhum cano da rede hidráulica interferindo um pilar estrutural por exemplo). Se tudo estiver de acordo, deve-se reunir todos os projetos e encaminhar para a obra a fim de que seja materializada.



Para concepção desse tipo de projeto há apenas dois profissionais legais habilitados, o arquiteto urbanista e o engenheiro civil.

Atualmente para que se possa construir é necessário aprovação da prefeitura, que é feito com base nos documentos emitidos pelo profissional, entre eles o projeto arquitetônico. Sem esses documentos a prefeitura não libera o habite-se. (O habite-se é o documento que concede ao profissional o alvará para construção). A partir dai podemos iniciar as obras sem problemas fiscais com a prefeitura da cidade onde a obra será executada.




11 visualizações